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A função da Organização e Métodos (O&M) é melhorar e otimizar os processos de uma empresa. O objetivo é que a empresa tenha uma estrutura organizada e que os processos sejam executados de forma mais ágil e eficiente.
Para isso, o profissional de O&M analisa, levanta, elabora e implementa sistemas administrativos. Ele também é responsável por:
• Padronizar processos;
• Melhorar o controle;
• Gerenciar processos;
• Solucionar problemas;
• Eliminar atividades duplicadas.
O profissional de O&M utiliza técnicas como fluxogramas, estudos de tempo e de layout, formulários e manuais.
A O&M é uma área da administração que contribui para o desenvolvimento e destaque da empresa no mercado.
A Organização, Sistemas e Métodos (OSM) é uma função administrativa que tem como objetivo otimizar e estruturar as formas organizacionais de uma empresa.
A OSM tem como função:
• Analisar as atividades da empresa;
• Criar procedimentos para interligar as atividades de forma sistêmica;
• Elaborar e melhorar os procedimentos;
• Padronizar os processos;
• Gerenciar os processos;
• Solucionar problemas;
• Aumentar a produtividade;
• Minimizar a ociosidade.
A OSM utiliza técnicas como:
• Fluxograma;
• Estudo do tempo;
• Estudo do layout;
• Formulário;
• Manual;
• Organogramas.
O analista de OSM supervisiona as operações diárias da empresa, garantindo que os planos táticos sejam executados de acordo com os processos definidos.
O PMO (Project Management Office) é um departamento que gerencia e supervisiona os projetos de uma organização. O seu principal objetivo é garantir que os padrões de gerenciamento de projetos sejam implementados e mantidos.
As funções do PMO incluem:
• Definir e manter padrões de gestão de projetos;
• Capacitar os gerentes de projetos para usar as metodologias de gestão;
• Padronizar os métodos de gestão de projetos;
• Fornecer indicadores-chave de desempenho (KPIs);
• Documentar e compartilhar lições aprendidas.
Um consultor em sistemas de gestão ajuda empresas a otimizar processos e estratégias, escolhendo e implementando sistemas de gestão.
O consultor de gestão pode trabalhar em diversos setores, como bancos, engenharia e assistência médica.
As funções de um consultor de gestão incluem:
• Identificar problemas e desafios organizacionais;
• Desenvolver modelos de gestão;
• Redesenhar processos;
• Avaliar a eficácia de processos;
• Desdobrar metas;
• Implantar sistemas de gestão;
• Treinar funcionários;
• Oferecer suporte.
Para ser um consultor de gestão, é importante ter habilidades interpessoais e de gestão de tempo. Também é necessário ter conhecimento de negócios e de ferramentas de gestão.
O grande problema nas organizações é contratar vários destes especialistas para trabalharem juntos, pois temos várias linhas de pensamento e grande dificuldade de consolidação de métodos, ou seja, em organizações onde há mais de uma linha dos profissionais citados acima o melhor caminho é estabelecer reuniões conjuntas para consolidação das propostas, visando atender as diversas demandas organizacionais.
Indiferente do tipo de profissional a contratar é muito relevante que este tenha os seguintes quesitos:
• Formação adequada;
• Conhecimento aprofundado nas disciplinas a serem tratadas;
• Muita experiência de campo.
Habilidades que permitam:
• Inter-relacionamento;
• Capacidade de planejamento e flexibilização apropriada;
• Capacidade de coordenação;
• Capacidade de sintetizar propostas e gerar soluções apropriadas;
• Capacidade de transmitir conhecimento.
Atributos pessoais:
• Ser ético, isto é, ser justo, verdadeiro, sincero, honesto e discreto;
• Mente aberta, isto é, estar disposto a considerar ideias ou pontos de vista alternativos;
• Diplomático, isto é, ser sensível ao lidar com pessoas;
• Observador, isto é, observar ativamente o ambiente físico e as atividades;
• Perceptivo, isto é, estar consciente e ser capaz de entender situações;
• Versátil, isto é, ser capaz de prontamente se adaptar a diferentes situações;
• Tenaz, isto é, ser persistente focado em alcançar objetivos;
• Decisivo, isto é, ser capaz de alcançar conclusões em tempo hábil com base em raciocínio lógico e análise;
• Autoconfiante, isto é, ser capaz de agir e funcionar independentemente enquanto interage eficazmente com outros;
• Capaz de agir com firmeza, isto é, ser capaz de atuar responsavelmente e eticamente, mesmo que estas ações possam não ser sempre populares e possam algumas vezes resultar em desacordo ou confrontação;
• Aberto a melhorias, isto é, ser disposto a aprender com situações;
• Culturalmente sensível, isto é, ser observador e respeitoso com a cultura da empresa;
• Colaborativo, isto é, interagir eficazmente com outros.
Fontes:
- Inteligência artificial para definições do perfil dos profissionais;
- Norma ISO-19011:2018 para definição de atributos pessoais que são significativos para o perfil dos profissionais.
Espero que o conteúdo acima tenha agregado valor, mas se surgirem dúvidas entre em contato com a AMARO Consultoria pelos contatos abaixo e não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.
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