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Afinal, qual profissional devo contratar?

A função da Organização e Métodos (O&M) é melhorar e otimizar os processos de uma empresa. O objetivo é que a empresa tenha uma estrutura organizada e que os processos sejam executados de forma mais ágil e eficiente. 

 

Para isso, o profissional de O&M analisa, levanta, elabora e implementa sistemas administrativos. Ele também é responsável por: 
•    Padronizar processos;
•    Melhorar o controle;
•    Gerenciar processos; 
•    Solucionar problemas; 
•    Eliminar atividades duplicadas. 

 

O profissional de O&M utiliza técnicas como fluxogramas, estudos de tempo e de layout, formulários e manuais. 

 

A O&M é uma área da administração que contribui para o desenvolvimento e destaque da empresa no mercado. 

 

A Organização, Sistemas e Métodos (OSM) é uma função administrativa que tem como objetivo otimizar e estruturar as formas organizacionais de uma empresa. 

 

A OSM tem como função: 
•    Analisar as atividades da empresa;
•    Criar procedimentos para interligar as atividades de forma sistêmica;
•    Elaborar e melhorar os procedimentos;
•    Padronizar os processos;
•    Gerenciar os processos;
•    Solucionar problemas;
•    Aumentar a produtividade;
•    Minimizar a ociosidade.

 

A OSM utiliza técnicas como: 
•    Fluxograma;
•    Estudo do tempo;
•    Estudo do layout;
•    Formulário;
•    Manual;
•    Organogramas.

 

O analista de OSM supervisiona as operações diárias da empresa, garantindo que os planos táticos sejam executados de acordo com os processos definidos. 

 

O PMO (Project Management Office) é um departamento que gerencia e supervisiona os projetos de uma organização. O seu principal objetivo é garantir que os padrões de gerenciamento de projetos sejam implementados e mantidos. 


As funções do PMO incluem: 
•    Definir e manter padrões de gestão de projetos;
•    Capacitar os gerentes de projetos para usar as metodologias de gestão;
•    Padronizar os métodos de gestão de projetos;
•    Fornecer indicadores-chave de desempenho (KPIs);
•    Documentar e compartilhar lições aprendidas.

 

Um consultor em sistemas de gestão ajuda empresas a otimizar processos e estratégias, escolhendo e implementando sistemas de gestão. 

 

O consultor de gestão pode trabalhar em diversos setores, como bancos, engenharia e assistência médica. 

 

As funções de um consultor de gestão incluem: 
•    Identificar problemas e desafios organizacionais;
•    Desenvolver modelos de gestão;
•    Redesenhar processos;
•    Avaliar a eficácia de processos;
•    Desdobrar metas;
•    Implantar sistemas de gestão;
•    Treinar funcionários;
•    Oferecer suporte.

 

Para ser um consultor de gestão, é importante ter habilidades interpessoais e de gestão de tempo. Também é necessário ter conhecimento de negócios e de ferramentas de gestão. 

 

O grande problema nas organizações é contratar vários destes especialistas para trabalharem juntos, pois temos várias linhas de pensamento e grande dificuldade de consolidação de métodos, ou seja, em organizações onde há mais de uma linha dos profissionais citados acima o melhor caminho é estabelecer reuniões conjuntas para consolidação das propostas, visando atender as diversas demandas organizacionais.

 

Indiferente do tipo de profissional a contratar é muito relevante que este tenha os seguintes quesitos:
•    Formação adequada;
•    Conhecimento aprofundado nas disciplinas a serem tratadas;
•    Muita experiência de campo.

 

Habilidades que permitam:
•    Inter-relacionamento;
•    Capacidade de planejamento e flexibilização apropriada;
•    Capacidade de coordenação;
•    Capacidade de sintetizar propostas e gerar soluções apropriadas;
•    Capacidade de transmitir conhecimento.

 

Atributos pessoais:
•    Ser ético, isto é, ser justo, verdadeiro, sincero, honesto e discreto;  
•    Mente aberta, isto é, estar disposto a considerar ideias ou pontos de vista alternativos; 
•    Diplomático, isto é, ser sensível ao lidar com pessoas;  
•    Observador, isto é, observar ativamente o ambiente físico e as atividades;  
•    Perceptivo, isto é, estar consciente e ser capaz de entender situações;  
•    Versátil, isto é, ser capaz de prontamente se adaptar a diferentes situações;  
•    Tenaz, isto é, ser persistente focado em alcançar objetivos;  
•    Decisivo, isto é, ser capaz de alcançar conclusões em tempo hábil com base em raciocínio lógico e análise; 
•    Autoconfiante, isto é, ser capaz de agir e funcionar independentemente enquanto interage eficazmente com outros;
•    Capaz de agir com firmeza, isto é, ser capaz de atuar responsavelmente e eticamente, mesmo que estas ações possam não ser sempre populares e possam algumas vezes resultar em desacordo ou confrontação; 
•    Aberto a melhorias, isto é, ser disposto a aprender com situações;  
•    Culturalmente sensível, isto é, ser observador e respeitoso com a cultura da empresa;  
•    Colaborativo, isto é, interagir eficazmente com outros.

 

Fontes:
- Inteligência artificial para definições do perfil dos profissionais;
- Norma ISO-19011:2018 para definição de atributos pessoais que são significativos para o perfil dos profissionais.

 

Espero que o conteúdo acima tenha agregado valor, mas se surgirem dúvidas entre em contato com a AMARO Consultoria pelos contatos abaixo e não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.

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